PÁGINA INICIAL

sábado, fevereiro 27, 2010

Na Faixa de Gaza...

Pessoal, sei bem que esse assunto, nessa publicação, não é uma “realidade” nossa. Mas, apesar dessa ausência “real”, ao sermos caracterizados humanos, até então, somos os que carregam na essência sentimentos como: generosidade, compaixão, piedade, justeza, etc.
Pois bem, acompanhando as notícias sobre o último conflito “intenso”, em 2008, acontecido entre Israel e Gaza, assisti uma entrevista com uma palestina, a qual tinha nacionalidade brasileira.
Lembro-me (não em detalhes) que em meio aquele calamitoso conflito, um jornalista brasileiro fez a seguinte pergunta para aquela palestina:
- Não é melhor você voltar para o Brasil?
Ao que ela respondeu:
- Não! Aqui se eu morrer será por um significado. No Brasil a violência que existe não tem lógica. Prefiro ficar aqui!
(para quem entende um pingo é letra)
Já mais recente, em 2009, vi surgir uma polêmica enorme em que Ahmadinejad negava o holocausto.
Então, a mídia exerce uma influência muito forte em relação ao ser humano, pois, são poucos que se importam em verdadeiramente conhecer uma verdade, ou seja, simplesmente o que se ouve já se torna considerado o fato: e assim com muita facilidade já se alimentam a ira.
Só que teve um detalhe em relação a essa polêmica: em um horário, o qual a audiência se torna uma minoria, foi apresentado uma entrevista com o próprio Ahmadinejad, realizada por um jornalista brasileiro. No momento da entrevista o jornalista não deixou de questionar sobre a questão polêmica, e o perguntou:
- O sr. negou o holocausto?
Ao que ele respondeu:
- Não! Eu disse que não fomos os responsáveis.
*Possivelmente as palavras não estejam exatas, mas dele próprio (Ahamadinejad – na entrevista) saiu à afirmação de não ter negado o holocausto, apenas, sim, conscientizado que eles não eram os responsáveis.
Não considero Ahmadinejad alguém que seja flor que se cheire (ele demonstra ser bem complicado). Mas a “impressão” é que majoritariamente os povos do ocidente – os quais se definem tão religiosos, lutadores de tão nobres causas – se encontram aliados de Israel para que seja extinto um POVO – O POVO PALESTINO, já que Israel, respaldado pela ONU (simplesmente não cumpre centenas de resoluções da ONU - o que é inadmissível), e pelos EUA, faz o que quer, como, por exemplo, construir assentamentos em quase todo o território Palestino (imagine a Argentina construir centenas ou milhares de assentamentos em território brasileiro sem pedir permissão, simplesmente invadindo, e os brasileiros sendo obrigados a ficarem calados?).
E tem ainda a situação do fosforo branco que Israel jogou contra os Palestinos e um prédio da própria ONU na última guerra, e que é proibido qualquer país usá-lo pela convenção de Haia, no entanto ficou por isso mesmo (lembrem-se que os EUA mentirosamente alegaram que Saddam Houssein produzia arma de destruição em massa, para invadir o Iraque, ou seja, uns não podem e outros podem), mais uma vez ONU e EUA se calaram diante deste absurdo, enfim, é mesmo uma luta muito desigual em que o poder e a soberania só é concedida a um lado da história, mediante isso tudo é fácil ver que alguém está sendo injustiçado: é verdade que Israel precisa ter seu território respeitado, mas que respeite também o território do vizinho.
Concluindo, se eles carregam uma necessidade, entre eles, de Guerra Santa, a meu ver, estando restrito a eles, isso é problema deles. Como a corrupção no Brasil, por exemplo, que é problema dos brasileiros. Agora, se por questão de “interesses” ocorre uma intromissão no meio dessa guerra, com um lado sendo muito favorecido por “outros” - que não tem nada haver com isso - o problema passa a ser de todos.
por: Sandra Valeriote
Imagens: Quinta-feira (22-02), quarto dia seguido de confrontos na cidade. Os tumultos começaram depois que, no domingo, o governo israelense anunciou a intenção de declarar o Túmulo dos Patriarcas - que abriga uma sinagoga e uma mesquita, e o túmulo de Raquel - parte do patrimônio nacional do país.
fonte: mais imagens e notícias: UOL




quarta-feira, fevereiro 10, 2010

DIREITOS HUMANOS AQUI

É impossível viver sem sentir a diversidade entre os seres humanos.
E é essa diversidade, exatamente, o que nos faz seres especiais. Como, também, essa diversidade faz prevalecer à existência da espécime humana.
Para resolver conflitos, quanto a essa diversidade, criada foi há mais de sessenta anos (se encontrando ainda não tão bem conhecida como deve ser, por todos) à LEI DOS DIREITOS HUMANOS. No entanto, ainda hoje, mesmo com a existência da lei, milhares de seres humanos se encontram sofrendo, por várias razões. E dê-se o nome que quiser para esses sofrimentos: preconceito – segregação – injustiça social.

Pois é, lamentavelmente, ainda milhares de seres humanos se encontram “distantes” da lei especificamente criada para protegê-los – a LEI DOS DIREITOS HUMANOS!

Até quando tanta distância?
Creio que só depende de nós esse tempo.

No mais, em São José de Ubá, no passado dia 09/02/2010, muitos cidadãos ubaenses, como cidadãos de outros municípios do Noroeste Fluminense, estiveram presentes na I Oficina Temática/Direitos Humanos, acontecida no Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva, para oportunamente se encontrarem, e participarem do projeto criado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro – projeto esse: DIREITOS HUMANOS AQUI!

O momento foi verdadeiramente especial, oferecendo a oportunidade para complementação nos conhecimentos que envolvem a diversidade do tema.

Eu, como parte da sociedade civil, acredito ser de fundamental importância valorizar, e apoiar, projetos criados para o bem social.

Que Deus nos abençoe!

Sandra Valeriote

* Fotos do nosso momento:




Para cada tema, que seja do seu interesse, basta clicar no link:
* DIREITOS HUMANOS AQUI
* Direitos da Mulher – Violência Contra Mulher
* Discriminação e Intolerância Religiosa
* Promoção da Igualdade Racial
* Direitos da Criança e do Adolescente
*Pedofilia
* Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual
* Cidadania da População LGBT e Hemofobia
* Direitos Humanos
* Meio Ambiente
* Direitos do Idoso
* Trabalho Escravo e Trabalho Infantil
* Terceiro Setor e Movimentos Sociais
http://dhrj.zapto.org/site/terceirosetor.htm

* Nesse blog, basta pesquisar através da ferramenta google, que você encontrará outros assuntos referente à DIREITOS HUMANOS.



domingo, fevereiro 07, 2010

Na zona rural - um simples olhar

Fotografias do ubaense Marcelo Mozer.
Borboleta x Folha Seca
Flor de Jabuticaba
Formiga passeando por uma jabuticaba, ainda, verde
Lua e Planeta Júpter
Lua e Planeta Vênus






quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Pedal Livre, Miracema-RJ

Clique na imagem para ampliá-la.
No próximo sábado tem PEDAL LIVRE em Miracema-RJ

PROJOVEM

Encontra-se em pleno andamento o projeto PROJOVEM TRABALHO – JUVENTUDE CIDADÃ, que estará beneficiando jovens residentes na região Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro.
Entre beneficiados, também, estarão jovens da cidade de São José de Ubá.
*
Bem vindo seja o que faz de jovens adultos realizados.
Sandra Valeriote

O presidente da FIRJAN Noroeste, Antônio Boechat, reuniu-se na última segunda-feira, dia 25, com o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no Ministério do Trabalho e Renda, no Rio de Janeiro, para conversar sobre o andamento do programa PROJOVEM Trabalho – Juventude Cidadã, a ser implementado em breve no Noroeste Fluminense. O projeto havia sido protocolado junto ao Ministério em junho de 2009.
Na reunião, Carlos Lupi localizou a situação do projeto em seu ministério, e tomou providências para seu andamento, firmando um compromisso em prol de sua realização na região. O encontro contou com a participação do deputado estadual Olney, responsável pelo andamento da reunião junto ao ministro. Além do PROJOVEM, foram discutidos outros projetos de interesse do estado.
O projeto pretende atingir 400 alunos através de dois cursos, um de informática e outro de petróleo e gás. Na área de informática, serão ministrados cursos de pintura industrial, eletricista e montagem industrial, cada um com carga horária de 250 horas.
Os cursos serão realizados através de dois pólos. Um deles é em Itaperuna, abrangendo 240 alunos das cidades de Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé, SÃO JOSÉ DE UBÁ e Italva. O outro pólo é Itaocara, atendendo 160 alunos de Itaocara, Cambuci, Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Miracema. O valor estipulado para seu andamento é de R$ 550 mil, atendendo jovens de 16 a 24 anos. Cada aluno terá direito a uma bolsa de estudos, recebendo um cartão magnético e sacando o dinheiro diretamente no banco.
O projeto será realizado pelo Ministério do Trabalho e Renda através da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, conveniado com as prefeituras locais.




terça-feira, fevereiro 02, 2010

Carnaval 2010... no interior

Caros amigos, já começa a surgir às programações para o carnaval 2010 no Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro ;)

CIDADE: ITAPERUNA-RJ

LOCAL: EM FRENTE À RODOVIÁRIA

SEXTA–FEIRA*12/02
ABERTURA OFICIAL
21h: Palco 1 – Samba de Mesa com o “Grupo Momento Certo”
23h: Palco 2 – Baile de Salão com a Banda “Mamãe Eu Quero”, tocando as melhores marchinhas.
02h: Palco 1 – Blocão de Axé Music com a Banda” Mr.Jam”
SÁBADO*13/02
21h: Palco 1 – Samba de Mesa com o “Grupo Momento Cert

23h: Desfile dos Bois Pintadinhos
24h: Palco 2 – Baile de Salão com a Banda “Mamãe Eu Quero”, tocando as melhores marchinhas.
02h: Palco 1 – Blocão de Axé Music com a Banda” Mr.Jam”
DOMINGO*14/02
18h: Palco 1 - Grande Matinê para a criançada com Baile de Salão com a Banda “Mamãe Eu Quero” e brinquedolândia, pipoca, algodão doce.
21h: Palco 2 – Samba de Mesa com o “Grupo Momento Certo”
23h: Palco 1 – Baile de Salão com a Banda “Mamãe Eu Quero” tocando as melhores marchinhas.
01h: Palco 2 – Blocão de Axé Music com a Banda “Mr.Jam”
SEGUNDA-FEIRA*15/02
20h: Palco 1 – Samba de Mesa com o Grupo “Momento Certo”
21h: Desfile Bloco "Meninas Assanhadas" e “Mamoa do Castelo”
23h: Palco 2 - Baile de Salão com a Banda “Mamãe Eu Quero” tocando as melhores marchinhas.
Concurso da “Boneca” mais animada e enfeitada.
01h: Palco 1 - Blocão de Axé Music com a Banda “Mr.Jam”
TERÇA-FEIRA*16/02
16h: Desfile do Bloco Arrastão “ Os Vespertinos”, tocando samba, frevo e marchinhas.
Concentração em frente ao Colégio Lions Clube, no Lions.
18h: Palco 1 - Matinê para a criançada com Baile de Salão com a Banda “Mamãe Eu Quero” e brinquedolândia, pipoca, algodão doce.
21h: Desfile de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Itaperuna

***

SESI

O SESI-RJ irá garantir a alegria e a diversão do carnaval por todo o estado do Rio de Janeiro. São diversas atrações para você e sua família durante o mês de fevereiro.
As atrações incluem bailes, baterias de Escolas de Samba, oficinas, espetáculos, shows, perfomances e muito mais!
*Bateria da Escola de Samba Beija-Flor*
Sexta-feira*05/02

SESI Santo Antônio de Pádua – Av. João Jasbik, 740, Aeroporto – Santo Antônio de Pádua-RJ
20h: Bateria da Escola de Samba Beija-Flor
Classificação: 18 anos
Ingressos: R$ 10,00 inteira / R$ 5,00 meia-entrada para estudantes, idosos e sócios SESI Clube
Sábado*06/02
SESI Itaperuna – Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, 883, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ
20h: Bateria da Escola de Samba Beija-Flor
Classificação: 18 anos
Ingressos: R$ 10,00 inteira / R$ 5,00 meia-entrada para estudantes, idosos e sócios SESI Clube